Lançado livro sobre utilização da tecnologia na prevenção e enfrentamento da corrupção

Publicada a obra “Enfrentamento da Corrupção e Investigação Criminal Tecnológica – Procedimentos, Fontes Abertas, Estudo de Casos e Direito Anticorrupção”. A obra, lançada pela @editorajuspodivm e coordenada pelo delegado de polícia Higor Vinicius Nogueira Jorge – @professorhigorjorge – conta com a participação de grandes referências da área no Brasil e em outros países.
O prefácio da obra ficou a cargo do delegado da Polícia Federal Márcio Adriano Anselmo que coordenou a atuação da Polícia Federal na Lava-Jato por muitos anos.A apresentação foi elaborada pelo delegado da Polícia Civil Francisco Sannini Neto que é titular do primeiro setor criado para combater a corrupção no estado de São Paulo.A obra pode ser adquirida no endereço https://www.editorajuspodivm.com.br/enfrentamento-da-corrupcao-e-investigacao-criminal-tecnologica-procedimentos-fontes-abertas-estudo-de-casos-e-direito-anticorrupcao-2020.Mais informações sobre temas correlatos podem ser obtidas no endereco www.higorjorge.com.br.
AUTORES:
– Alesandro Gonçalves Barreto
– Alexsander Castro de Oliveira
– Andrei Fragoso Rocha de Oliveira
– César Henrique Sanfelice Rocha de Oliveira
– Delmar Araújo Bittencourt
– Gustavo André Alves
– Hélio Molina Jorge Júnior
– Hericson dos Santos
– Higor Vinicius Nogueira Jorge
– Ivana David
– Janio Konno Júnior
– João Leonardo de Andrade Júnior
– Joaquim Leitão Júnior
– Jorge André Domingues Barreto
– Jorge Figueiredo Junior
– Juan Manuel Aguilar Antonio
– Letícia Sabbadini Muller
– Luciano Henrique Cintra
– Marcelino de Andrade Amaral
– Márcio Rogério Porto
– Marcos Vinícius Alves e Silva Filho
– Marcos Vinnícius Marinho Monteiro
– María Angélica Castillo Ríos
– Milena Santana de Araújo Lima
– Murillo Ribeiro de Lima
– Murillo Yago Batalha
– Octávio Celso Gondim Paulo Neto
– Rafael Francisco Marcondes de Moraes
– Rafael Velasquez Saavedra da Silva
– Ricardo Magno Teixeira Fonseca
– Romina Florencia Cabrera
– Ruchester Marreiros Barbosa
– Sérgio Hussein Mourad Tenório
– Ulisses da Nobrega Silva
– Wagner Andrade de Lucena
– Wagner Martins Carrasco de Oliveira
Instagram de aguns dos autores da obra: @professorhigorjorge@ivanadavid@delbarreto19@hericsondossantos@delmararaujo@janiokonnojr@murilloribeirodelta@wagner_carrasco@marcosvasfilho@delta.andreirocha@delegadalima@rafaelvelasquez304@sehussein@ricardomagnocyber@cesarsanfelice@delegadojorgefigueiredo@joaquimleitaojr@marcosvmmonteiro@ruchestermb@marcelino_amaral@rafaelfmmoraes
POR QUE ESCOLHER O LIVRO ?A obra apresenta densa e substancial contribuição para toda a comunidade jurídica. A luta contra o ruinoso modus operandi das organizações criminosas não pode se manter estática.
Em que pese todos os avanços e resultados conquistados, o seu enfrentamento deve levar em conta todas as transformações sociais ocorridas, em especial, as advindas da utilização da tecnologia.
A obra marca um novo marco referencial importante a servir de fonte para os atores da persecução criminal. Todavia, o objetivo vai além, tratando de temas de interesse geral, sobretudo para agentes de controle da corrupção e sociedade civil organizada. Cada vez mais o controle social e imperativo de desenvolvimento das nações civilizadas. E compete a sociedade que paga seus impostos zelar pela sua boa aplicação visando o atingimento dos fins do Estado.
Certamente a obra chega em boa hora e tem o condão de estimular a reflexão sobre o tema, tão caro a toda a sociedade. Os resultados exitosos dependerão do contínuo aperfeiçoamento das técnicas de enfrentamento. Isso implica dizer que o estudo da matéria não pode ser parcimonioso. Nesse sentido, a conjunção de todos os autores que ofereceram sua contribuição no presente trabalho é fruto de grande sensibilidade do organizador e dos demais coautores, notadamente adquirida por todos os anos de vivência e de aprofundamento nos cruciais temas que se ligam à investigação criminal tecnológica.
MÁRCIO ADRIANO ANSELMODelegado de Polícia Federal – Doutor em DireitoCoordenador- Geral de Repressão à Corrupção (2018/2020)
Esta obra, cuja qualidade nós tivemos a oportunidade de atestar em primeira mão, representa mais um passo importante na evolução do estudo da ciência da investigação criminal, especialmente no seu protagonismo em assegurar a certeza do castigo e, consequentemente, mitigar os abomináveis atos de corrupção.
Como profissional da justiça e segurança pública, estou certo de que com este estudo o combate à corrupção ganha mais uma ferramenta essencial. Tendo em vista a experiência que nós adquirimos ao longo de nossa carreira, notadamente à frente do primeiro Setor Especializado no Combate aos Crimes de Corrupção, Organização Criminosa e Lavagem de Dinheiro (SECCOLD) do Estado de São Paulo, podemos assegurar, com ares auspiciosos, que a obra ENFRENTAMENTO DA CORRUPÇÃO E INVESTIGAÇÃO CRIMINAL TECNOLÓGICA inaugura uma nova fase no estudo do tema e certamente será de grande utilidade aos operadores do Direito. (…)
Francisco Sannini NetoDelegado de Polícia e Professor UniversitárioTitular do Setor de Combate ao Crime Organizado e Lavagem de Dinheiro (SECCOLD) da Delegacia Seccional de Polícia de Guaratinguetá-SP