Recomendações de segurança no WhatsApp pelo delegado Higor Jorge
Existem muitos criminosos que estão convencendo as vítimas a informar uma numeração (código de segurança) que é enviada para o celular da vítima (via SMS). Segundo o delegado Higor Vinicius Nogueira Jorge, a numeração é usada para clonar o WhatsApp da vítima, sendo que o criminoso passa a pedir dinheiro para os amigos da vítima e muitos acreditam que trata-se da vítima, de modo que realizam transferências bancárias para contas indicadas pelo criminoso. Outra estratégia dos criminosos é enviar links que desabilitam a dupla verificação configurada pela vítima.
O mesmo ocorre em relação a outras redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin etc.
Criminosos utilizam as mais variadas estratégias para convencer as vítimas, para que informem senhas ou códigos recebidos via e-mail ou SMS e utilizam as informações para ter acesso as redes sociais. Em poder das redes sociais das vítimas, os criminosos alteram a senha, simulam ser as vítima e podem enviar links maliciosos (vírus) para os seus amigos ou, como afirmado acima, pedem dinheiro para as pessoas.
Os usuários desses serviços não devem passar para outras pessoas determinadas informações como senhas ou códigos recebidos por e-mail ou via SMS.
Também é importante ter cuidado com criminosos que criam contas no WhatsApp com a foto das vítimas e pedem dinheiro para amigos e familiares que não se dão conta que o número do WhatsApp é diferente do utilizado pelas vítimas.
Um procedimento que ajuda a evitar o risco de clonagem de contas do WhatsApp é fazer a denominada “dupla autenticação” ou “verificação em duas etapas”, de forma a adicionar mais uma camada de segurança para a vítima. Abaixo o delegado demonstra como realizar a dupla verificação:
Como configurar a dupla verificação no WhatsApp:1- Acessar o menu do WhatsApp (localizado no canto superior direito);2- Clicar em “Configurações”;3- Acessar “Conta”;4- Selecionar “Verificação em duas etapas”;5- Clicar no ícone “Ativar” com a finalidade de habilitar a dupla verificação no WhatsApp;6- Escolher o PIN de 6 dígitos (código que será solicitado em diversas situações, inclusive, quando for registrar seu número no WhatsApp em um celular);7- Confirmar a senha;8- Inserir o e-mail para, se necessário, recuperar a senha;9- Clicar em “Salvar”.
Mais informações sobre investigação criminal tecnológica acesse: www.higorjorge.com.br.⠀