Delegados lançam o primeiro Código Penal em Crônicas do Brasil
De acordo com Higor Vinicius Nogueira Jorge e Roger Franchini, “a obra vai além do mero tecnicismo dos manuais acadêmicos, pois são textos produzidos com uma boa dose de subjetividade de seus autores, embora a maioria deles baseados em histórias verdadeiras. Este livro se torna uma fonte valiosa de informação para estudantes de Direito, concurseiros e profissionais da persecução criminal, oferecendo uma perspectiva única e prática sobre a aplicação das leis”.
O prefácio da obra foi elaborado por Diogo da Silva Roiz, professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e pós-doutor em história pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Roiz destaca a relevância do livro na interpretação contemporânea das leis e na reflexão sobre o sistema judicial brasileiro.
Conforme trecho do prefácio: “Nas décadas iniciais do século XXI, a produção literária segue refazendo as tramas intermináveis da realidade para continuar a dar novos sentidos e interpretações para as leis, os julgamentos e a burocracia estatal. É o que fazem um conjunto de jovens delegados e delegadas de polícia, ao repensarem o Código Penal brasileiro a partir de crônicas feitas com base em suas experiências cotidianas, no exercício de fazer cumprir as leis”.
Os 22 autores que fazem parte da iniciativa discutem dos artigos 121 até o 359 do Código Penal brasileiro por meio de mais de 200 crônicas curtas, simples e diretas. Cada texto oferece uma visão singular sobre casos e situações reais, trazendo à tona a complexidade das relações humanas e a aplicação das leis no contexto brasileiro.
O resultado é um trabalho instigante, no qual realidade e imaginação, o legal e o ilícito, o jeitinho e o formalismo, a riqueza e a marginalidade se entrelaçam, permitindo que a lei seja vista sob diferentes ângulos. A obra reflete as peculiaridades da sociedade brasileira, que vão além das relações entre sexo, classe social e cor, ou das relações de gênero, ou ainda das questões étnico-raciais.
O livro está disponível para compra através do link: www.editorajuspodivm.com.br/codigo-penal-em-cronicas-2023.