Currículo

Currículo Resumido
Delegado de Polícia da Polícia Civil do Estado de São Paulo; membro da Associação Internacional de Investigação de Crimes de Alta Tecnologia (HTCIA); especializando no MBA “Corrupção: controle e repressão aos desvios de recursos públicos” pela Universidade Estácio de Sá; professor dos cursos de formação e aperfeiçoamento da Academia de Polícia do Estado de São Paulo e do Estado de Sergipe; professor de inteligência cibernética da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) do Ministério da Justiça; palestrante do curso de inteligência estratégica da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – representação de Campinas; titular da cadeira 30 da Academia de Ciências, Artes e Letras dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo; membro consultor da Comissão de Direito Eletrônico e Crimes de Alta Tecnologia e da Comissão de Ciência e Tecnologia da OAB-SP; diretor do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (2011/2013 e 2014/2016); presidente do Conselho de Ética da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (2015/2017).
Graduado em Direito pelo Centro Universitário Toledo Araçatuba e pós-graduado em Polícia Comunitária pela Universidade do Sul de Santa Catarina.
Ministrou cursos e palestras sobre investigação de crimes cibernéticos, inteligência policial, segurança da informação, segurança na internet, investigação criminal e outros temas correlatos nos estados de São Paulo, Sergipe, Ceará, Alagoas, Belo Horizonte, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Pará, Santa Catarina e no Distrito Federal.
Possui os sites www.higorjorge.com.br e www.crimesciberneticos.net, a Fan Page www.facebook.com/higorvnjorge no Facebook, o perfil @delegadohigorjorge no Instagram e o perfil @higorjorge no Twitter.

 

Autor das seguintes obras:

“Infiltração Policial na Internet”, em parceria com Francisco Sanini Neto (1ª edição – 2017 –  no prelo).

“Combate a Exploração Sexual Infantil – Doutrina e Prática”, em parceria com outros autores, pela Editora Mallet (1ª edição – 2017).

“Temas atuais de Polícia Judiciária”, em parceria com outros autores, pela Editora Juspodivm (1ª edição – 2015; 2ª edição – 2016).

“Combate ao Crime Cibernético – Doutrina e Prática”, em parceria com outros autores, pela Editora Mallet (1ª edição – 2016).

“Crimes Cibernéticos: ameaças e procedimentos de investigação” em parceria com o delegado Emerson Wendt, pela Editora Brasport (1ª edição – 2012; 2ª edição – 2013).

“Legislação aplicada à Polícia Federal – Conforme o edital dos concursos para os cargos de nível superior e nível intermediário da Polícia Federal” (2014).

“Legislação para o concurso de investigador de polícia da Polícia Civil do Estado de São Paulo” (2014).

“Integração Nacional dos Setores de Inteligência Policial”, em parceria com Luis Fernando Camargo da Cunha Lima, Roberto de Mello Annibal e Wilson Correia Silva, pela Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo – ADPESP (2007).

 

Currículo da plataforma Lattes
Acesse o currículo completo, incluindo informações sobre as principais palestras realizadas e artigos elaborados, no site da plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/7040686244829651

 

Cronologia
– 2017  Publicação de livros.

– 2016  Iniciou especialização no MBA em Corrupção: controle e repressão aos desvios de recursos públicos pela Universidade Estácio de Sá.

2015 Eleito presidente do Conselho de Ética da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo

– 2015  Publicou Temas Avançados de Polícia Judiciária, obra coordenada por Bruno Taufner Zanotti e Cleopas Isaías Santos, pela Editora Juspodivm.

2014 Eleito diretor da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo

– 2013 Depois de aproximadamente 2.000 exemplares vendidos, a 2ª edição da obra “Crimes Cibernéticos: ameaças e procedimentos de investigação” publicada em parceria com o delegado Emerson Wendt foi ampliada e lançada.

– 2013 Eleito diretor do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (2014/2016).

– 2013 Nomeado membro da Associação Internacional de Investigação de Crimes de Alta Tecnologia (HTCIA).

– 2012 Publicou a 1ª edição da obra “Crimes Cibernéticos: ameaças e procedimentos de investigação” juntamente com o delegado Emerson Wendt, pela Editora Brasport.

– 2012 Eleito vereador com a maior votação da história de Santana da Ponte Pensa (13,69% dos votos válidos) e eleito presidente da Câmara Municipal de Santana da Ponte Pensa (2013/2014).

– 2012 Nomeado membro consultor da Comissão de Ciência e Tecnologia da OAB-SP.

– 2011 Nomeado membro consultor da Comissão de Direito Eletrônico e Crimes de Alta Tecnologia da OAB-SP.

– 2011 Tornou-se palestrante do curso de inteligência estratégica da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – representação de Campinas.

– 2010 Eleito diretor do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (2011/2013).

– 2009 Publicou a cartilha “A Ilusão das Drogas”.

– 2009 Criou e implementou o projeto Polícia Civil Comunitária no município de Santana da Ponte Pensa e em algumas cidades da região.

– 2009 Aprovado professor da Academia de Polícia (Acadepol) da Polícia Civil do Estado de São Paulo para a disciplina Análise de Inteligência Policial.

– 2009 Conclusão da Pós-Graduação em Polícia Comunitária na Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL.

– 2008 Eleito titular da cadeira 30 da Academia de Ciências, Letras e Artes dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo – ACADPESP.

– 2008 Recebeu a “Medalha MMDC” da Sociedade Amigos de 32 – MMDC em São Paulo.

– 2007 Vencedor do Concurso de Monografias sobre “Integração Nacional dos Setores de Inteligência Policial” organizado pela Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo – ADPESP. A monografia tornou-se um livro publicado com outras três monografias vencedoras.

– 2004 Aprovado no concurso de Delegado de Polícia.

– 2003 Aprovado no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil.

– 2003 Conclusão do curso de Direito no Centro Universitário Toledo de Araçatuba – UNITOLEDO.

– 1980 Nasceu em Santana da Ponte Pensa.

Adquira o livro "Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação" escrito por Higor Vinicius Nogueira Jorge e Emerson Wendt
Adquira o livro “Crimes Cibernéticos – Ameaças e Procedimentos de Investigação” escrito por Higor Vinicius Nogueira Jorge e Emerson Wendt

20 comentários sobre “Currículo

  1. Caro Dr. Higor, parabenizo o colega pelas inovadoras iniciativas que resulta em grande beneficio para a sua comunidade e para a instituição.
    Isso mostra que, apesar de desprestigiados e muitos desestimulados pela indiferença do governo ( minúscula em resposta ao desrespeito conosco ), ainda encontram forças para fazer um trabalho digno.
    Que Deus continue iluminando seu caminho.

    Um grande abraço,

    Maldonado

    1. Meu caro amigo Dr. Edson Maldonado,
      muito obrigado por escrever no livro de visitas.
      Me honra muito seus comentários, ainda mais vindo de um colega como você, um exemplo para todos nós.
      Realmente o desestímulo em nossa instituição é muito grande, principalmente em virtude dos baixos salários e do engessamento das promoções.
      Enquanto nossa reestruturação não for aprovada nossa situação não vai melhorar. Apesar disso acredito muito que um dia seremos tratados com dignidade e que nossa instituição vai ser reestruturada, para que não tenhamos que trabalhar até os 90 anos para que possamos ser promovidos.
      Um Fraterno Abraço,

      Higor Jorge

  2. Dr. Higor, fiz um comentário em seu blog a respeito da moção de apoio ao Projeto de proibição de Open-bar.
    Não estou convencido da eficácia do projeto. De outra parte achei que a forma da sua chegada à Câmara poderia ter sido diferente. Na verdade, continuo achando que a proibição em municipios localizados será um incentivo para que nossos jovens corram mais riscos nas rodovias na busca de festas em outras localidades.
    No mais existe no Congresso Nacional projeto que teria abrangência em todo território brasileiro, que a meu ver teria efeito, se a quem couber fiscalizar, realmente cumprir com esse dever.
    Sei que a policia civil mesmo com o desprestigio do governo, como disse seu colega Edson Maldonado (aí infelizmente a inês é morta – já bebeu, já cheirou). Sei que a policia militar deveria fiscalizar, mas como fiscalizar (baixo contingente, baixos salários, desprestigio, falta de estrutura, falta de veículos, falta de gasolina e tudo mais que nós sabemos). A culpa é da familia mas também é do Estado.
    Por fim, desculpe-me. Não me contive porque estava sendo ironicamente chamado de doutor pela pessoa que estava ao meu lado, achando-se o único cristão da sala.
    Continuo pensando que a familia deva ser resgatada. Não quero tapar o sol com a peneira e não quero ser hipócrita porque a cerveja que embebeda nas festas caseiras e a mesma que embebeda nos bares.

    Com meus respeitos.
    Elio Miler

  3. Caro Dr. Higor, esperamos que mais colegas da Polícia Civil o acompanhem nessa luta por reivindicar um RETP mais justo, obrigada por representar a classe.

    Lilian (com ex-sede de Exercício Seccional de Lins – Cecom e atualmente com sede na Seccional de Andradina)

  4. E já se passaram mais de 10 anos do início da Faculdade………..Muito bom ver um colega do curso de direito se destacando como você, Higor. Estou passando aqui pra te deixar os parabéns por sua magnífica carreira nos meios policiais e nas suas ações tais quais as palestras que muito deve colaborar para quem as assiste. De seu colega do curso de direito, Rafael Martins (Penápolis-SP), advogado. Forte abraço.

    1. Caro amigo, como vai?
      Espero que esteja bem.
      É um prazer reencontrá-lo pela internet.
      Estamos todos juntos nesta luta por um mundo melhor.
      Época boa aquela da faculdade. Trago excelentes recordações daquele período.
      Apareça em Santa Fé.
      Um Fraternal Abraços,

      Higor Vinicius Nogueira Jorge
      http://www.higorjorge.com.br

  5. Dr. Igor,
    Fui seu colega de estudos no Damásio.
    Fico feliz em saber que você conseguiu alcançar seus objetivos.
    Com certeza a grande promessa para ocupar o cargo de delegado geral, pois está conduzindo de forma brilhante a carreira de autoridade policial.
    Parabéns!
    Anderson C. Júnior

  6. Parabéns Higor pelo trabalho e empenho que tem tido em suas matérias e também trabalho.

    Que Deus continue te abençoando sempre!

    Abraço amigo

  7. Ola!Dr Higor quero lhe parabenizar pelo exelente trabalho que tem feito por essa comunida,acabamos de formalizar o COMAD em Alexania,Estado de Goias,juntos
    caminharemos por um ideal,que e o combate as drogas no municipio…

    um grande abraco!

  8. Fico feliz em ver que caminas por searas tão frutíferas, meu caro Higor. Eu que tive o prazer de iniciar minha carreira de Escripol junto a seu pai quando titular ainda na pequena cidade de Três Fronteiras/SP. eu que tive o prazer de t~e-lo como colega de ônibus da Faculdade Toledo. Eu que tenho o prazer de ver que pessoa sempre tão engajada hoje veste a camisa de nossa já tão combalida Polícia Civil, alvo de reiterados e acirrados ataques, haja vista a vocação nata desta Instituição em não “servir sem questionamentos”, forjada que é por sua própria condição de caráter jurídico, venho aqui externar meu contentamento e minha grata felicidade de saber que ao contrário de alguns comentários por ocasião de conversas de estudantes, vc preferiu sim ser Delegado de Polícia… ou como diriam alguns, preferiu “desperdiçar seu talento jurídico”; Quero dizer que se a Polícia Civil contasse com mais pessoas cm seu pai e vc, certamente estariamos numa posição institucional muito além da que hoje nos encontramos. Parabéns! Parabéns e Obrigado! E vindo a SJRP/SP, passe pela DIG e venha tomar um café conosco. Foprte Abraço e lembranças ao Dr. Hélio.

  9. Tudo Bem Dr, sou Escrivão de Polícia de Guarulhos, parabenizo pelo seu trabalho e dediação enobrecendo nossa instituição , gostaria de estar cadastrado para receber e-mail’s e novidades juridicas e institucionais, TFA:.

  10. Já tive o prazer em assistir aulas com o doutor Higor, no curso de promoção para primeira classe da Academia de Polícia de SJRio Preto, abril/2011. Parabenizo pelo seu trabalho e dedicação. abraços.

  11. Dr. Higor Jorge
    como ja te mandei um e-mail, venho reforçar meu pedido, e pedir desculpas por nao ter lhe informado antes, sobre o meu pedido, espero que o Sr. entenda pois sou aluna, e me interesso totalmente por palestras, sobre drogas e outros, mas como foi pedido precisso de sua ajuda para uma palestra sobre o seu dia a dia no trabalho ou seja apreençoes, drogas, planos e outros.
    te enviei meu numero para contato assim que o Sr. puder entre em contato comigo, para que eu possa saber se conto com sua ajuda, e tambem o dia que possa fazer essa palestra, pois estudo na casa azul atarde e é nesse horario que quero saber se o Sr. pode me fzer esse favor.
    Assim que possivel entre em contato comigo , para que eu possa informar de sua presença para minha coordenadora do projeto “EDUCAR PARA A VIDA”.
    Desde ja agradeço.

  12. DR. HIGOR.

    TIVE A HONRA DE CONHECÊ-LO, DURANTE A OPERAÇÃO VERÃO EM MINHA CIDADE, ITANHAÉM-SP.

    MEUS PARABÉNS PELO EXCELENTE TRABALHO EM PROL DA SOCIEDADE PAULISTA E POR SEU TRABALHO E DEVOÇÃO EM ENALTECER NOSSA CONSAGRADA INSTITUIÇÃO.

    DEUS LHE ABENÇOE.

  13. Boa noite!!!
    Sou Guarda Civil Municipal de Guarujá, e sou o responsável por toda a tecnologia da Secretaria de Convivência e Defesa Social de Guarujá e também Coordenador do Monitoramento de Próprios Públicos e Vias Urbanas, estou muito interessado em participar do Seminário!!!
    No aguardo…
    Rogério Pereira
    (13) 8807-8550

Os comentários estão encerrados.