Delegado Higor Jorge fala sobre a Delegacia Eletrônica

10/01/2011 atualizado às 08h48

Quando um crime é praticado a vítima deve se dirigir até uma Delegacia de Polícia para registrar o fato, a partir deste momento a Polícia Civil passa a investigar o delito para esclarecer a sua autoria, materialidade e circunstâncias.

O que muitas pessoas não sabem é que as vítimas de alguns crimes não precisam se dirigir até a Delegacia para registrar a ocorrência, tendo em vista que este registro pode ser feito por intermédio da internet.

Para esclarecer melhor algumas dúvidas sobre esta forma de registrar os crimes, a reportagem do SISTEMA MEGA conversou com o delegado de polícia Higor Vinicius Nogueira Jorge (www.higorjorge.com.br), que é professor de análise de inteligência policial da Academia de Polícia.

Dr. Higor Jorge o que é a Delegacia Eletrônica?
A Delegacia Eletrônica é uma Unidade da Polícia Civil do Estado de São Paulo vinculada ao Departamento de Inteligência (DIPOL) e realiza o registro de ocorrências pela internet, ou seja, em determinadas ocorrências as vítimas não precisam sair de casa ou do local de trabalho para que o fato passe a ser investigado pelos policiais civis.

Esta Delegacia de Polícia foi criada em agosto de 2000 e já permitiu a elaboração de quase três milhões de boletins eletrônicos de ocorrência, que são semelhantes e possuem o mesmo valor que aqueles registrados em uma Delegacia de Polícia.

Um crime de furto de residência ou um roubo a mão armada podem ser registrados pela internet?
Não. Existe um rol de ocorrências que podem ser registradas via computador. As ocorrências que não fazem parte desta relação devem ser feitas em uma Delegacia de Polícia preferencialmente próxima ao local em que ocorreu o fato ou a residência da vítima.

Cabe ressaltar a importância da vítima oferecer o maior número possível de informações e detalhes para os policiais civis, pois desta forma aumenta a possibilidade de esclarecimento de crimes.

Quais fatos podem ser registrados pela internet?
Os casos de furto de veículo, desaparecimento de pessoas, encontro de desaparecidos, furto ou perda de documento, como por exemplo, talão de cheques, documento de veículo, etc, furto ou perda de celular, furto ou perda de placa de veículo, complemento de boletim eletrônico de ocorrência e acompanhamento de boletim eletrônico.

Qual o endereço do site para fazer o boletim de ocorrência eletrônico?
O internauta pode acessar o site www.ssp.sp.gov.br/bo para registrar o boletim de ocorrência eletrônico. O telefone da Delegacia Eletrônica é (0xx11) 3311-3882.

HIGOR VINICIUS NOGUEIRA JORGE é Delegado de Polícia, professor de análise de inteligência da Academia da Polícia Civil e professor universitário. Tem feito palestras sobre segurança da informação, crimes cibernéticos, TI e drogas. Site: www.higorjorge.com.br Twitter: http://twitter.com/higorjorge

http://www.sistemamega.com/noticias/Delegado_de_Pol%C3%ADcia_fala_sobre_a_Delegacia_Eletr%C3%B4nica.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *